sábado, 2 de janeiro de 2016

informações [educação]... via boletim do cirep...!

Boletim Informativo n.º 189 — 30/12/2015


Informações Gerais

 
V SIELP - Simpósio Internacional de Ensino de Língua Portuguesa / V Fórum Ibero-Americano de Literacias
 
Irá decorrer de 28 de janeiro a 31 de janeiro de 2016, a quinta edição do V Simpósio Internacional de Ensino de Língua Portuguesa (SIELP) / V Fórum Ibero-Americano de Literacias, organizado pelo Instituto de Educação da Universidade do Minho. 
 
O SIELP tem como objetivo promover uma reflexão em torno do ensino de Língua Portuguesa, configurando-se como mais um espaço de discussão e circulação de ideias e trabalhos que fundamentam as principais linhas de investigação que compõem as áreas desse ensino. Associado ao V SIELP terá lugar o V Fórum Ibero-Americano de Literacias, projeto que teve origem na Universidade do Minho em 2009, por ocasião da 16ª Conferência Europeia de Leitura.
 
O V Fórum Ibero-Americano de Literacias incluirá três conferências plenárias, a cargo de reconhecidos especialistas, bem como simpósios, comunicações livres e sessões de posters/painéis.
 
Publicações CNE: Avaliação Externa das Escolas

Encontra-se disponível a publicação do Seminário "Avaliação Externa das Escolas", organizado pelo Conselho Nacional das Escolas, em parceria com o Instituto de Educação da Universidade do Minho e a Inspeção-Geral da Educação e Ciência.

 
No ano letivo 2015/2016, a Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal é parceira para Portugal do "Consumer Classroom", um projeto europeu que gere uma plataforma na internet que oferece conteúdos em educação do consumidor.
 
O "Consumer Classroom" é especialmente dirigido a professores e tem como propósito gerir o sitio na internet, disponível em http://www.consumerclassroom.eu/pt, através de um consórcio que envolve 24 entidades parceiras.
 
Para além do acesso e intercâmbio de conhecimentos na área da educação do consumidor, os docentes encontram uma extensa biblioteca de recursos pedagógicos, desde artigos a vídeos provenientes de toda a União Europeia em várias línguas, incluindo o português. 
 
A plataforma disponibiliza, ainda, ferramentas interativas e colaborativas personalizáveis que os docentes podem explorar e partilhar com os seus alunos.