sábado, 6 de junho de 2015

a actualidade do dia-a-dia, numa visão pessoal do jornalista...!

Martim Silva
POR Martim Silva
Editor-Executivo
As escolhas do Editor
Eis-nos chegados a sábado. Graças a Jesus...

Um resumo do que mais interessante se passou e foi escrito durante a semana no Expresso Diário não poderia deixar de fora o tema Benfica-Jesus-Sporting-Marco Silva. E nós não deixamos. Por obrigação mas também por convicção, porque o texto do Ricardo Marques "Jesus, judas e uma religião chamada futebol", sobre a loucura dos últimos dias, é mesmo magnífico.


E também não poderíamos deixar de fora a crise na Grécia. Uma crise que parece longe, sobretudo agora que a troika está longe, mas que pode tornar-se rapidamente mais próxima do que imaginamos. O Jorge Nascimento Rodrigues ajuda a descodificar o que ainda separa credores e governo grego.

Assinalamos também duas datas desta semana. O Dia da Criança, comemorado no primeiro dia do mês. E os quatro anos sobre as eleições legislativas que levaram ao poder o PSD e o CDS, na coligação Passos/Portas.

A 1 de Junho, no artigo "Hoje nasceram 177 bebés. Como é que vão viver?", olhámos para o que podem esperar as crianças nascidas em Portugal. Qual a esperança média de vida? Os níveis de educação? São números que ajudam a perceber melhor o grave problema demográfico com que Portugal se confronta. Aliás, provavelmente, o mais delicado e grave problema estrutural que a sociedade nacional enfrenta neste início de século XXI.

Sobre os quatro anos passados pelas eleições, e da chegada da troika a Portugal, a Christiana Martins e a Raquel Albuquerque têm um relato muito interessante que nos permite perceber melhor o que mudou e o que não mudou assim tanto e o que não mudou mesmo nada neste tempo. Emigração, rendimento, pobreza, o que mudou no tecido empresarial, população, clima político, ambiente, educação. Eis dois temas extensos mas que são de leitura obrigatória.

Ainda na política, recupero um tema escrito pela Carolina Reis e que cai nesta altura de campanha que nem ginjas: a aplicação desenvolvida por uma empresa portuguesa e que permite a cada um de nós saber imediatamente, e de forma rápida, quem são, de entre os 230 eleitos na Assembleia da República, os deputados mais assíduos e os mais "gazeteiros". Chama-se "o ponto do parlamento" e já tem milhares de visitas desde que foi disponibilizada há poucas semanas.

Finalmente, a Isabel Leiria foi andar num daqueles mega-veleiros da Volvo Ocean Race e conta como foi.

Por esta semana é tudo. Tenha um grande fim de semana.

Hoje tem a edição semana do Expresso nas bancas, segunda-feira voltamos com o Expresso Diário. E tem sempre toda a atualidade no site do Expresso.




[se tiver o respectivo código]



Bolsos vazios ou cofres cheios? Quatro anos de mudanças POR CHRISTIANA MARTINS e RAQUEL ALBUQUERQUE
Bolsos vazios ou cofres cheios? Quatro anos de mudanças POR CHRISTIANA MARTINS e RAQUEL ALBUQUERQUE
Um país à beira de um ataque às urnas POR CHRISTIANA MARTINS e RAQUEL ALBUQUERQUE
Um país à beira de um ataque às urnas POR CHRISTIANA MARTINS e RAQUEL ALBUQUERQUE

Sem comentários:

Enviar um comentário