segunda-feira, 29 de fevereiro de 2016

sondagem [resultados]... a escolaridade até à maioridade...?

Resultados da Sondagem | Concorda com o ensino obrigatório até aos 18 anos de idade?

by Alexandre Henriques


Ficam os resultados e a análise de Paulo Guinote.
Sondagem Ensino Obrigatório
Votos: 2238

A escolaridade como truque político


Paulo GuinoteA escolaridade obrigatória de 12 anos foi aprovada no Parlamento com uma assinalável unanimidade demagógica. Como muitas outras medidas do período final dos governos Sócrates e dos tempos em que o PSD procurava o assalto ao poder, a sua motivação foi política e populista, mesmo se apareceram algumas vozes a defender a sua bondade educacional. Lembro-me que na altura fui dos que disse logo que era uma medida apressada, eleitoralista, falsamente unânime e que se destinava a elevar artificialmente a qualificação da população jovem, enquanto se adiava a sua entrada no mercado de trabalho e mantinha o desemprego jovem com estatísticas controladas.
A favor da escolaridade obrigatória de 12 anos ouvi argumentos teoricamente quase inatacáveis: aumentar a escolaridade é um bem em si mesmo e tal como aconteceu com a de 9 anos, em pouco tempo será conseguida; ou então que esta é a estratégia certa para qualificar a população jovem e a adequar melhor a um novo mundo laboral em mutação, que implica a aquisição de mais competências e conhecimentos, que o 9º ano já não garante.
Certo, certíssimo.
Mas alargar a escolaridade para os 12 anos é diferente de a alargar para o 12º ano. A menos que, como se passou, se comecem a traçar vias paralelas rápidas para muitos alunos que chegavam ao 9º ano já perto dos 18 anos e com o desejo de sair da escola permanecerem no sistema e assim se combaterem as chatas estatísticas do abandono escolar precoce. E foi assim que o que o PS concebeu, o PSD concretizou através do desígnio anunciado por Nuno Crato de se ter pelo menos metade dos alunos do Secundário em vias vocacionais ou profissionalizantes, seguindo-se a criação de cursos técnicos superiores de “banda curta” para compor todo o cenário.
Aquilo a que assistimos no presente é a efectiva implementação da escolaridade de 12 anos numa lógica de extensão do Ensino Básico em todas as suas qualidades e defeitos, esvaziando este nível de ensino, na maior parte dos casos, de um carácter mais exigente e pré-universitário, enquanto se simula uma massificação de um ensino profissionalizante destinado a preencher estágios no sector dos serviços e seguir para o desemprego pouco depois, por falta de credibilidade deste tipo de formação junto dos maiores empregadores nacionais (ou regionais).
O alargamento da escolaridade para 12 anos é já um sucesso estatístico, cuja paternidade suscita disputas e, ao contrário de outras, tem muitos candidatos a assumir a sua responsabilidade plena. Não estamos ainda em condições de perceber se o sucesso vai mais além. Acredito que uma auto-avaliação promovida ou encomendada pelo ME (feita pelo CNE ou uma qualquer equipa de especialistas convidados) conclua pela sua imensa bondade e pelo aumento da auto-estima dos alunos, como aconteceu com as Nova Oportunidades. Mas o que eu gostaria mesmo era de saber o impacto deste tipo de medida na empregabilidade e nível de remuneração dos jovens. Os dados de que dispomos até agora não parecem os mais animadores. Mas pode ser que a culpa seja apenas da crise.

ora vamos lá a participar...

Sondagem da Semana | É a favor da existência de Quadros de Honra nas escolas?


No recente artigo do Luís Braga sobre os quadros de mérito, reparei que os comentários ao dito foram divergentes. Uns apoiaram, outros abominaram. Nada melhor que fazer uma sondagem para tirarmos as dúvidas.
Como sempre, os resultados terão a análise e opinião do ilustre Paulo Guinote.
Votem e partilhem s.f.f. ;)
[socialpoll id="2336693"]


já cumpri com a minha parte, divulguei e votei...

informações [educação]... no boletim do cirep...!

Boletim Informativo n.º 25 — 23/02/2015



Informações Gerais


3.º Encontro de Formação APPA – Goethe-Institut
Realiza-se nos dias 26 e 27 de fevereiro de 2016, na Escola Secundária Dra. Laura Ayres, em Quarteira, o Encontro de Formação «DaF – eine aktuelle Brücke zur Welt».
Trata-se de uma iniciativa conjunta da Associação Portuguesa de Professores de Alemão (APPA) e do Goethe-Institut, que pretende constituir um complemento de formação creditada para os professores de Alemão.
O programa congrega formadores nacionais e internacionais, responsáveis pela apresentação e pelo debate de temas ligados ao ensino e à aprendizagem da língua alemã.
Encontra-se disponível para consulta, na página eletrónica da Direção Geral do Ensino Superior, informação acerca do perfil dos candidatos e das vagas a concurso no acesso ao ensino superior relativo ao ano de 2015.


Boletim Informativo n.º 26 — 24/02/2016



Informações Gerais


Lançamento do manual “The Web We Want” para educadores em português
“The Web We Want para Educadores” é um manual que reúne um conjunto de recursos de apoio para a sala de aula sobre o uso responsável da Internet e dos dispositivos móveis.
Este recurso foi escrito em língua portuguesa e contou com a colaboração de professores portugueses.
Encontra-se disponível para consulta o regulamento para a 35ª Edição do Prémio Nacional de Literatura Juvenil Ferreira de Castro (2015/2016), destinada aos jovens portugueses e luso-descendentes.
Os textos literários deverão ser enviados para a Associação do Prémio Nacional de Literatura Juvenil Ferreira de Castro, até ao dia 25 de Março de 2016 (data do selo do correio).
Na presente edição os géneros a concurso são o conto e o relato de viagem.


Boletim Informativo n.º 27 — 25/02/2016


Informações Gerais

 
Despertar para a Ciência Realiza-se nos dias 3, 10 e 17 de março e nos dias 7 e 14 de abril, na Escola Secundária António Damásio, a formação para educadores de infância subordinada ao tema: “Despertar para a Ciência – actividades dos 3 aos 6”.
O objectivo principal desta iniciativa é promover a produção e avaliação de recursos didácticos passíveis de serem usados na prática educativa dos educadores, no domínio da Educação em Ciências.

Media Smart lança concurso para escolas dedicado ao tema Educação para os Media O programa Media Smart, uma iniciativa da Associação Portuguesa de Anunciantes, com o apoio da Direção-Geral da Educação, encontra-se a promover uma nova edição do Concurso Media Smart, este ano sobre o tema «Que lugar ocupam os Media nas nossas vidas».
Este desafio dirigido a escolas, de primeiro e segundo ciclos, pretende colocar os mais novos a desenvolver campanhas publicitárias inspiradas no tema deste ano.
Este concurso visa, no contexto da Educação para a Cidadania e Educação para os Media, estimular a imaginação e criatividade dos mais novos, promovendo o conhecimento sobre a publicidade nas mais diversas formas e a literacia mediática deste grupo-alvo.
A fase para a inscrição das escolas e apresentação de trabalhos termina no dia 2 de maio de 2016. 

legislação [educação]... via boletim do cirep...!

Boletim Informativo n.º 25 — 23/02/2015

Publicado em Diário da República

Resolução da Assembleia da República n.º 34/2016 - Diário da República n.º 35/2016, Série I de 2016-02-19
Assembleia da República 
Recomenda ao Governo que avalie o modelo de acesso ao ensino superior dos alunos do ensino artístico especializado, de forma a garantir a igualdade de oportunidades a todos os estudantes.
Contrato n.º 104/2016 - Diário da República n.º 37/2016, Série II de 2016-02-23
Educação - Instituto Português do Desporto e Juventude, I. P. 
Contrato-Programa de Desenvolvimento Desportivo n.º CP/33/DDF/2016. Aditamento ao Contrato-Programa de Desenvolvimento Desportivo n.º CP/232/DDF/2015, celebrado entre o Instituto Português do Desporto e Juventude, I. P. e a Federação Portuguesa de Futebol - Atividades Regulares.
Contrato n.º 105/2016 - Diário da República n.º 37/2016, Série II de 2016-02-23
Educação - Instituto Português do Desporto e Juventude, I. P. 
Contrato-Programa de Desenvolvimento Desportivo n.º CP/13/DDF/2016. Aditamento ao Contrato-Programa de Desenvolvimento Desportivo n.º CP/75/DDF/2015, celebrado entre o Instituto Português do Desporto e Juventude, I. P. e a Federação Equestre Portuguesa - Atividades Regulares.
Contrato n.º 106/2016 - Diário da República n.º 37/2016, Série II de 2016-02-23
Educação - Instituto Português do Desporto e Juventude, I. P. 
Contrato-programa de Desenvolvimento Desportivo n.º CP/34/DDF/2016. Aditamento ao Contrato-Programa de Desenvolvimento Desportivo n.º CP/95/DDF/2015, celebrado entre o Instituto Português do Desporto e Juventude, I.P. e a Federação Portuguesa de Golfe - Atividades Regulares.

Diplomas para Publicação em Diário da República

Gabinete do Secretário de Estado da Juventude e do Desporto
- Despacho - Designa Ana Margarida dos Santos Marques para substituir o Chefe do Gabinete do Secretário de Estado da Juventude e Desporto nas suas ausências e impedimentos.


Boletim Informativo n.º 26 — 24/02/2016

Publicado em Diário da República

Deliberação n.º 221/2016 - Diário da República n.º 38/2016, Série II de 2016-02-24
Ciência, Tecnologia e Ensino Superior - Comissão Nacional de Acesso ao Ensino Superior 
Estabelece a correspondência entre os exames nacionais do ensino secundário e as provas de ingresso na candidatura de 2016-2017.

Diplomas para Publicação em Diário da República

Gabinete da Secretária de Estado Adjunta e da Educação
- Despacho - Subdelega competências na Diretora-Geral de Estatística da Educação e Ciência, Professora Doutora Luísa da Conceição dos Santos de Canto e Castro Loura.

Boletim Informativo n.º 27 — 25/02/2016

Publicado em Diário da República

Portaria n.º 32/2016 - Diário da República n.º 39/2016, Série I de 2016-02-25
Finanças 
Aprova o novo modelo de impresso Anexo H - benefícios fiscais e deduções - da declaração Modelo 3 de IRS, e respetivas instruções de preenchimento.
Despacho n.º 2880/2016 - Diário da República n.º 39/2016, Série II de 2016-02-25
Ciência, Tecnologia e Ensino Superior - Gabinete do Ministro 
Homologa a eleição do Prof. Doutor Paulo Maria Bastos da Silva Dias para reitor da Universidade Aberta.
Aviso n.º 2367/2016 - Diário da República n.º 39/2016, Série II de 2016-02-25
Ciência, Tecnologia e Ensino Superior - Direção-Geral do Ensino Superior 
Regista a criação do curso técnico superior profissional de Gestão Comercial e Vendas da Escola Superior de Gestão de Tomar do Instituto Politécnico de Tomar.
Aviso n.º 2368/2016 - Diário da República n.º 39/2016, Série II de 2016-02-25
Ciência, Tecnologia e Ensino Superior - Direção-Geral do Ensino Superior 
Regista a criação do curso técnico superior profissional de Transportes e Logística do Instituto Superior de Ciências da Informação e da Administração.
Aviso n.º 2369/2016 - Diário da República n.º 39/2016, Série II de 2016-02-25
Ciência, Tecnologia e Ensino Superior - Direção-Geral do Ensino Superior 
Regista a criação do curso técnico superior profissional de Tecnologias de Produção Integrada em Hortofrutícolas da Escola Superior Agrária de Santarém do Instituto Politécnico de Santarém.
Aviso n.º 2370/2016 - Diário da República n.º 39/2016, Série II de 2016-02-25
Ciência, Tecnologia e Ensino Superior - Direção-Geral do Ensino Superior 
Regista a criação do curso técnico superior profissional de Redes e Sistemas Informáticos da Escola Superior de Gestão e Tecnologia de Santarém do Instituto Politécnico de Santarém.
Aviso n.º 2371/2016 - Diário da República n.º 39/2016, Série II de 2016-02-25
Ciência, Tecnologia e Ensino Superior - Direção-Geral do Ensino Superior 
Regista a criação do curso técnico superior profissional de Tecnologia de Bioprocessos da Escola Superior de Tecnologia de Tomar do Instituto Politécnico de Tomar.
Aviso n.º 2372/2016 - Diário da República n.º 39/2016, Série II de 2016-02-25
Ciência, Tecnologia e Ensino Superior - Direção-Geral do Ensino Superior 
Regista a criação do curso técnico superior profissional de Artes e Dinamização Cultural da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Portalegre.
Aviso n.º 2373/2016 - Diário da República n.º 39/2016, Série II de 2016-02-25
Ciência, Tecnologia e Ensino Superior - Direção-Geral do Ensino Superior 
Regista a criação do curso técnico superior profissional de Produção Agropecuária da Escola Superior Agrária de Elvas do Instituto Politécnico de Portalegre.
Aviso n.º 2374/2016 - Diário da República n.º 39/2016, Série II de 2016-02-25
Ciência, Tecnologia e Ensino Superior - Direção-Geral do Ensino Superior 
Regista a criação do curso técnico superior profissional de Produção Agrícola da Escola Superior Agrária de Bragança do Instituto Politécnico de Bragança.
Aviso n.º 2375/2016 - Diário da República n.º 39/2016, Série II de 2016-02-25
Ciência, Tecnologia e Ensino Superior - Direção-Geral do Ensino Superior 
Regista a criação do curso técnico superior profissional de Desenvolvimento de Produtos Multimédia da Escola Superior de Tecnologia de Castelo Branco do Instituto Politécnico de Castelo Branco.
Aviso n.º 2376/2016 - Diário da República n.º 39/2016, Série II de 2016-02-25
Ciência, Tecnologia e Ensino Superior - Direção-Geral do Ensino Superior 
Regista a criação do curso técnico superior profissional de Produção de Bovinos de Leite da Escola Superior Agrária de Coimbra do Instituto Politécnico de Coimbra.
Aviso n.º 2377/2016 - Diário da República n.º 39/2016, Série II de 2016-02-25
Ciência, Tecnologia e Ensino Superior - Direção-Geral do Ensino Superior 
Regista a criação do curso técnico superior profissional de Informática de Gestão da Escola Superior de Gestão de Tomar do Instituto Politécnico de Tomar.
Aviso n.º 2378/2016 - Diário da República n.º 39/2016, Série II de 2016-02-25
Ciência, Tecnologia e Ensino Superior - Direção-Geral do Ensino Superior 
Regista a criação do curso técnico superior profissional de Design Digital da Escola Superior de Educação de Santarém do Instituto Politécnico de Santarém.
Aviso n.º 2379/2016 - Diário da República n.º 39/2016, Série II de 2016-02-25
Ciência, Tecnologia e Ensino Superior - Direção-Geral do Ensino Superior 
Regista a criação do curso técnico superior profissional de Tecnologia Automóvel da Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico de Leiria.
Aviso n.º 2380/2016 - Diário da República n.º 39/2016, Série II de 2016-02-25
Ciência, Tecnologia e Ensino Superior - Direção-Geral do Ensino Superior 
Regista a criação do curso técnico superior profissional de Turismo e Hotelaria do Instituto Superior de Novas Profissões.
Aviso n.º 2381/2016 - Diário da República n.º 39/2016, Série II de 2016-02-25
Ciência, Tecnologia e Ensino Superior - Direção-Geral do Ensino Superior 
Regista a criação do curso técnico superior profissional de Automação, Robótica e Controlo Industrial da Escola Superior de Tecnologia de Setúbal do Instituto Politécnico de Setúbal.
Aviso n.º 2382/2016 - Diário da República n.º 39/2016, Série II de 2016-02-25
Ciência, Tecnologia e Ensino Superior - Direção-Geral do Ensino Superior 
Regista a criação do curso técnico superior profissional de Condução de Obra e Reabilitação da Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico de Leiria.
Aviso n.º 2383/2016 - Diário da República n.º 39/2016, Série II de 2016-02-25
Ciência, Tecnologia e Ensino Superior - Direção-Geral do Ensino Superior 
Regista a criação do curso técnico superior profissional de Viticultura e Enologia da Escola Superior Agrária de Bragança do Instituto Politécnico de Bragança.
Aviso n.º 2384/2016 - Diário da República n.º 39/2016, Série II de 2016-02-25
Ciência, Tecnologia e Ensino Superior - Direção-Geral do Ensino Superior 
Regista a criação do curso técnico superior profissional de Gestão de Vendas e Marketing da Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico de Portalegre.
Aviso n.º 2385/2016 - Diário da República n.º 39/2016, Série II de 2016-02-25
Ciência, Tecnologia e Ensino Superior - Direção-Geral do Ensino Superior 
Regista a criação do curso técnico superior profissional de Energias Renováveis e Eficiência Energética da Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico de Leiria.
Aviso n.º 2386/2016 - Diário da República n.º 39/2016, Série II de 2016-02-25
Ciência, Tecnologia e Ensino Superior - Direção-Geral do Ensino Superior 
Torna público o encerramento voluntário da Escola Superior de Saúde Jean Piaget/Nordeste.
Aviso n.º 2387/2016 - Diário da República n.º 39/2016, Série II de 2016-02-25
Ciência, Tecnologia e Ensino Superior - Direção-Geral do Ensino Superior 
Torna público o início do processo de encerramento voluntário do Instituto Superior Autónomo de Estudos Politécnicos.
Aviso n.º 2388/2016 - Diário da República n.º 39/2016, Série II de 2016-02-25
Ciência, Tecnologia e Ensino Superior - Direção-Geral do Ensino Superior 
Atualiza o valor dos emolumentos a cobrar pela Direção-Geral do Ensino Superior pelo registo da criação de cursos técnicos superiores profissionais e pelas alterações ao registo.
Aviso n.º 2389/2016 - Diário da República n.º 39/2016, Série II de 2016-02-25
Ciência, Tecnologia e Ensino Superior - Direção-Geral do Ensino Superior 
Torna pública, nos termos do disposto nos n.os 3 e 4 do Despacho n.º 12304/2012 (2.ª série), de 20 de setembro, a atualização da tabela de emolumentos a cobrar pela Direção-Geral do Ensino Superior.
Aviso n.º 2390/2016 - Diário da República n.º 39/2016, Série II de 2016-02-25
Ciência, Tecnologia e Ensino Superior - Direção-Geral do Ensino Superior 
Regista a criação do curso técnico superior profissional de Gestão Energética e Ambiental da Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico de Leiria.
Declaração de Retificação n.º 209/2016 - Diário da República n.º 39/2016, Série II de 2016-02-25
Ciência, Tecnologia e Ensino Superior - Direção-Geral do Ensino Superior 
Retifica o aviso n.º 913/2016 (2.ª série), de 27 de janeiro.
Despacho n.º 2881/2016 - Diário da República n.º 39/2016, Série II de 2016-02-25
Educação - Gabinete do Ministro 
Delega e subdelega com a faculdade de subdelegação, na Secretária de Estado Adjunta e da Educação, Prof.ª Doutora Alexandra Ludomila Ribeiro Fernandes Leitão.
Despacho n.º 2883/2016 - Diário da República n.º 39/2016, Série II de 2016-02-25
Educação - Gabinete do Secretário de Estado da Juventude e do Desporto 
Delegação de competências no Chefe do Gabinete Nuno Miguel de Aguiar Félix.
 

eles sabem muito...


a actualidade do dia-a-dia, numa visão pessoal do jornalista [2]...!

Bom dia, já leu o Expresso Curto Bom dia, este é o seu Expresso Curto

Nicolau Santos
Por Nicolau Santos
Diretor-Adjunto
 
29 de Fevereiro de 2016
 
E os Óscares foram para…
 


Bom dia, este é o seu Expresso Curto.

O pano devia abrir com os Óscares. Mas as declarações da Bastonária da Ordem dos Enfermeiras são bastante mais importantes. Ana Rita Cavaco admitiu que a eutanásia já se pratica no Serviço Nacional de Saúde. E garantiu que já viveu situações destas “pessoalmente”. “Vi casos em que médicos ministraram insulina àqueles doentes [em situação terminal] para lhes provocar um coma insulínico. Não estou a chocar ninguém porque quem trabalha no Serviço Nacional de Saúde sabe que estas coisas acontecem por debaixo do pano, por isso vamos falar abertamente”, referiu em entrevista à Renascença. Ou muito me engano ou vem aí grossa polémica, poucos dias depois de ter sido revelado um manifesto a favor da despenalização da morte assistida, assinado por pessoas dos mais diversos quadrantes – e também já contestado por pessoas de muitos outros quadrantes.

Já nada é como escreveu João de Deus: À morte ninguém escapa,/Nem o rei, nem o papa,/Mas escapo eu./Compro uma panela,/Custa-me um vintém,/Meto-me dentro dela/E tapo-me muito bem,/Então a morte passa e diz:/- Truz, truz! Quem está ali?/- Aqui, aqui não está ninguém./- Adeus meus senhores,/Passem muito bem.

Todos os anos há uma noite assim. Enquanto dormimos deste lado do Atlântico, do outro lado, junto ao Pacífico, há uma festa no 6801 da Hollywood Boulevard transmitida para todo o mundo, com passadeira vermelha, imensos atores e atrizes, realizadores, apresentadores e tutti quanti e a entrega de umas estatuetas douradas sem graça nenhuma mas muito valorizadas que supostamente consagram o melhor cinema que se faz no planeta e todos aqueles que durante o ano anterior mais se distinguiram na sétima arte. Este ano não foi diferente.

E o grande vencedor, que apesar de já sido nomeado quatro vezes e ter feito inúmeros papéis em filmes quase sempre marcantes nunca tinha levado a estatueta para casa, foi Leonardo DiCaprio, em “The Revenant: O Renascido”, cujo realizador, Alejandro Gonzaléz Iñarritu, levou igualmente uma estatueta para casa como o melhor na sua categoria, a segunda depois de “Birdman” no ano passado. Mas houve muitas surpresas.

“Mad Max” ganhou seis óscares e ninguém fez melhor em quantidade. Mas “O Caso Spotlight”, esse objeto cinematográfico que recupera a fé no jornalismo de investigação, fez melhor em qualidade: levou o óscar mais importante (melhor filme) - foi a surpresa depois do espanto com “Mad Max”. “O Renascido”, hiperfavorito (12 nomeações), foi assim-assim: melhor ator, melhor realizador e melhor fotografia. Lamentos: “Star Wars” tinha cinco nomeações, levou zero (foi batido por “Ex Machina” em casa, nos efeitos visuais); “Carol” tinha seis nomeações, também saiu sem nada (uma pena, é daqueles filmes que nos fazem bem); “Perdido em Marte” fez jus ao verbo - perdeu tudo e era muito (sete nomeações). Brie Larson, em Room, levou para casa a estatueta para a melhor atriz. Leia toda a reportagem no Expresso on line. Mas permitam-me destacar o primeiro óscar, aos 87 anos, para um grande senhor que fez as bandas sonoras de filmes inesquecíveis: Ennio Morricone, que agora ganhou finalmente a estatueta pela melhor banda sonora no filme “Os oito odiados”.

A dirigir a gala esteve Chris Rock — comediante, ator, escritor, produtor, realizador, documentarista, polémico, divertido e… negro, o que é politicamente correto para a indústria, envolvida numa recente polémica por não haver nenhum ator ou realizador negro entre os nomeados — escolhido pelos produtores da noite para dar um ar refrescado ao programa, cujas audiências baixaram 16% no ano passado (apresentado por Neil Patrick Harris).

Para os leitores que conhecem a máxima futebolística do portista João Pinto “prognósticos só no fim do jogo”, o “nosso” Jorge Leitão Ramos, crítico de cinema do Expresso e uma das pessoas mais respeitadas no meio, todos os anos faz o contrário: prognósticos antes da entrega das estatuetas. Comprove aqui como ele sabe de cinema – e como estava quase totalmente certo.

E se adora ver como estavam vestidas as estrelas de Hollywood, siga este link. Quem ganhou, segundo a Katya Delimbeuf, foi o escaldante vestido vermelho Dior, com um “decote profundo” (sic) da Charlize Theron. Por esta hora em Hollywood já desceu o pano, já enrolaram a carpete vermelha mas seguramente há ainda muitas festas que não terminaram e muitas garrafas de champanhe ainda por beber. E como “the show must go on”, para o ano há mais.

OUTRAS NOTÍCIAS
Há 55 anos, quando na madrugada de 4 de fevereiro militantes do MPLA lançaram um ataque a uma esquadra de polícia em Luanda, iniciando o movimento que conduziu à independência em 11 de novembro de 1975, António Oliveira Salazar, que dirigia Portugal com mão de ferro respondeu com a frase “Para Angola, rapidamente e em força”. Agora, a palavra de ordem para a maioria das mais de 8000 empresas e 150 mil trabalhadores portuguesas que lá se encontram, a palavra de ordem é exatamente a contrária: “sair de Angola, rapidamente e em força”. É que a crise, devido à quebra brutal do preço do petróleo (a perda de receitas é estimada em €19,4 mil milhões), está não só a estagnar a economia, a paralisar negócios e a suspender pagamentos, como a contribuir para o aumento da insegurança e mesmo para uma crescente tensão política como nãos e vivia em Angola desde que Jonas Savimbi foi morto, em fevereiro de 2002, e o MPLA ganhou finalmente a guerra civil durante 27 anos.

Também em Angola, faleceu no sábado Lúcio Lara, 86 anos, um dos fundadores do MPLA, braço direito de Agostinho Neto, secretário-geral do movimento, deputado à Assembleia Nacional e que era visto como uma das grandes reservas morais do regime angolano, por nunca ter enveredado por negócios a coberto do Estado e ter-se sempre afastado de tais práticas, que criticava.

Por cá, a Comissão Europeia e a OCDE voltam a insistir na mesma tecla: Portugal precisa de mais flexibilidade salarial – o que só pode querer dizer salários mais baixos e ainda mais facilidades para despedir. Bruxelas diz ainda que a reforma do IRS custou €600 milhões, ao contrário dos €150 anunciados pelo anterior Governo ou dos €250 estimados pelo atual. E a OCDE aproveita para acrescentar que entre 2011 e 2014, Portugal foi o segundo país da organização que mais reformas efetuou, logo depois da Grécia, e à frente da Espanha e Irlanda. À atenção daqueles que estão sempre a pedir mais reformas…

Hoje, o INE divulga os números finais do crescimento da economia portuguesa em 2015 e o Eurostat revela a taxa de inflação na zona euro em fevereiro (espera-se um valor de 0,9%, contra 1% em janeiro). É provável que o Banco Central Europeu divulgue novas medidas para sustentar a recuperação da economia na Eurolândia.

Entretanto na Irlanda, o Fine Gael, de Enda Kenny, o primeiro-ministro irlandês que deu o “mau exemplo” de Portugal e a suposta instabilidade “horrenda” que por cá se vive para pressionar os seus eleitores, venceu as eleições mas ficou longe da maioria absoluta (os resultados oficiais só serão conhecidos hoje). O país fica assim também num impasse para formar governo. Se há um deus das eleições, ele castigou Kenny por dizer o que não devia contra outro Estado-membro da União – “não queremos ser como Portugal”.

Há exatamente 28 anos, num ano bissexto, Emídio Rangel lia o primeiro editorial de uma rádio cujo nome por extenso era Telefonia Sem Fios mas que ficou conhecida para sempre por TSF. O acontecimento é hoje assinalado com uma conferência sobre o futuro do jornalismo na Escola Superior de Comunicação Social, na qual participa o Presidente da República eleito, Marcelo Rebelo de Sousa – um debate que bem preciso é, porque segundo dados da APCT, os jornais generalistas venderam em média menos 16.798 exemplares por dia em 2015. O Expresso continua a liderar destacadíssimo entre os semanários, é o segundo jornal mais lido após o Correio da Manhã, e tem igualmente uma posição de evidência no on-line.

Ontem à tarde, um grupo fortemente armado de sete homens, assaltou uma carrinha de valores junto a um hipermercado em Lourel levando vários sacos com dinheiro e espalhou depois o terror na A16, tentando parar várias viaturas para prosseguir a fuga, depois do pequeno carro em que seguiam se ter despistado. Foi nessa altura que atingiram um empresário, de 49 anos, que seguia com a melhor a e a família de sete anos, e que acabaria por falecer, não sem antes ter conseguido levar a viatura até às portagens de Algueirão-Mem Martins. A policia continua a caça ao homem.

António Lamas disse que não se demitia da presidência do Centro Cultural de Belém, apesar das violentas críticas que lhe dirigiu o atual ministro da Cultura, João Soares, mas já circula o nome do seu sucessor. Elísio Summavielle, ex-secretário de Estado da Cultura do Governo de José Sócrates em 2009, é o escolhido de João Soares.

Marco Silva, o treinador que o Sporting despediu à má fila no final do ano passado, depois de ter ganho a Taça de Portugal, chegou à Grécia, viu e venceu. Quando ainda faltam cumprir seis jornadas, o Olympiacos tem 21 pontos de avanço sobre o segundo, o AEK, e abriu o champanhe. Foi o sexto título consecutivo do emblema grego e o 43.º do seu historial, o que demonstra a superioridade da turma do Piréu no futebol helénico, mas é o primeiro título de campeão para Marco Silva. Que dirá agora Bruno de Carvalho, que duvidava das competências técnicas de Marco Silva e lhe moveu um processo por num jogo não estar vestido com o equipamento oficial do Sporting?

Entretanto, o FC Porto ganhou ontem 2-1 ao Belenenses em Belém e Benfica e Sporting jogam hoje. Começam primeiro os encarnados na Luz contra a União da Madeira, às 19.45, para quinze minutos depois o Sporting defrontar o Guimarães na cidade-berço. Para já, o Sporting lidera a Liga com três pontos de avanço sobre Benfica e Porto (mas leões e águias têm menos um jogo).

 
FRASES
“Não há consenso possível no curto prazo sobre a renegociação da dívida”. Carlos Moedas, comissário europeu, Público

“Ninguém entenderia se concorresse contra Moreira”. Manuel Pizarro, candidato ao PS/Porto, e número dois do atual líder da Câmara Municipal do Porto, Jornal de Notícias

“Tantas pessoas diziam que isto [o Governo] não aguentava e o certo é que há estabilidade e depois a coligação na minha opinião está para durar mais tempo do que se imagina”. Luís Marques Mendes, no seu habitual comentário dominical na SIC

“O Porto vai ser a nossa janela para o mundo”. Sindika Dokolo, empresário e colecionador de arte, marido de Isabel dos Santos, Jornal de Notícias

 
O QUE ANDO A LER E A OUVIR
A primeira edição já é de 2009 mas nunca tinha lido “O homem que gostava de cães”, do escritor cubano Leonardo Padura Fuentes. Trata-se das histórias cruzadas de Léon Trostsky, um dos mais importantes dirigentes soviéticos, companheiro de Lenine, que cai em desgraça quando José Estaline sobre ao poder, e do militante comunista espanhol Ramón Mercader, o seu assassino, a mando de Estaline.

Para lá de retratar uma época em que a revolução começou a devorar os seus filhos e a construir um mundo onde os ideais comunistas foram caindo aos pés de uma burocracia estatal, Padura mostra o maquiavelismo de Estaline, a impiedade com que tratou todos os que considerava inimigos, a forma como levou ao suicídio alguns dos que mais lutaram pela revolução nas artes (como Maiakovsky) e o mundo de Goulags que criou. Que milhões de criaturas em todo o mundo tenham considerado a URSS o farol do socialismo e contra as sucessivas evidências tenham continuado a defender Estaline mesmo após a sua morte é algo verdadeiramente incompreensível.

Mas o livro mostra também os métodos como os comunistas agiram na Guerra Civil espanhola, intrigando contra os anarquistas ou os que lutavam contra Franco mas sem professarem a mesma cartilha, chegando mesmo ao ponto de eliminarem aqueles que, embora estando do mesmo lado das trincheiras, não cumpriam as ordens de Moscovo. Para quem gosta de grandes romances históricos, com ficção policial à mistura, este é um livro imprescindível.

Quanto à música, a autora ofereceu-me o CD e desapareceu. Foi num espetáculo na Sociedade Portuguesa de Autores, onde ela estava entre a assistência. Chama-se Rita Dias (e os malabaristas), o CD leva o nome de “com os pés na terra”, tem uma versão extraordinária em que mistura Gente Humilde, de Garotinho, Chico Buarque e Vinicius, com Os meninos do Huambo, de Ruy Mingas (e que canta a meias com Paulo de Carvalho) e outras duas faixas que se ouvem com enorme prazer: Choraminguice, que abre o CD, e A gente dura, que o fecha. Pelo meio, há outras pequenas pérolas nas 13 faixas que compõem o CD. Vale a pena descobrir Rita Dias e os malabaristas.

E pronto, está servido o Expresso Curto, o último de fevereiro de 2016, ano bissexto. Amanhã estará cá, com a sua competência, conhecimentos e boa disposição, o Ricardo Costa, diretor do Expresso e diretor eleito da SIC a partir de 6 de março. Tenha uma boa semana. 

a actualidade do dia-a-dia, numa visão pessoal do jornalista [1]...!

Bom dia. À quinta foi de vez. DiCaprio levou o Óscar para casa
 
Primeiro a ficção antes de enfrentar mais uma semana. Depois não há remédio se não pôr os pés na terra. Tenha uma boa segunda-feira. Por Mónica Bello
 
Segunda-feira, 29 de FEVEREIRO | 08:38
  DN
 

1. DiCaprio, finalmente
 
 
A entrega dos maiores prémios do cinema prolongou-se pela madrugada portuguesa. Se não resistiu ao sono ou às piadas de Chris Rock fique aqui a saber quem ganhou o quê: à quinta nomeação, Leonardo DiCaprio levou o prémio de melhor ator pelo seu desempenho em The Revenant - O Renascido, de Alejandro G. Iñárritu, também galardoado com o Óscar de melhor realizador. A surpresa da noite foi para O Caso Spotlight, de Tom McCarthy, que ganhou o Óscar de melhor filme. Brie Larson foi a melhor atriz escolhida pela representação em Quarto e Mad Max: Estrada da Fúria arrecadou o maior número de estatuetas: seis. Na música, o veterano Ennio Morricone recebeu o justo e merecido prémio pela melhor banda sonora (Os Oito Odiados, de Tarantino) - o músico que nos tem dado muitas das melhores músicas do cinema ganhou o primeiro Óscar aos 87 anos. Para rever o filme desta madrugada de prémios, basta clicar aqui.
 
2. Quem vai pagar a fatura?
 
Não é difícil adivinhar a resposta. E no que diz respeito ao alargamento da tarifa social da energia de 100 mil para um milhão de famílias, ela vai ser a mesma: os outros consumidores. Nuno Ribeiro da Silva, presidente da Endesa Portugal desde 2005, garante ao DN que automatizar e alargar o acesso ao desconto na luz é um sinal errado e que o custo chegará aos clientes. O gestor adianta ainda que o discurso dos partidos que suportam o governo é de "enorme agressividade para as empresas" e admite estar a repensar investimentos em Portugal. A entrevista na íntegra está aqui.
 
3. Também gostávamos
 
A Fenprof, Federação Nacional dos Professores, deu nota positiva ao Orçamento do Estado para 2016, mas isso não significa que não queira mudar o documento. A começar pela reforma: o sindicato defende que todos os professores a partir dos 40 anos de carreira contributiva se possam aposentar em 2016, sem penalizações. Os argumentos são "o enorme desgaste que se sente entre estes profissionais" e a necessidade de "renovar o corpo docente nas escolas", justifica o secretário-geral do sindicato, Mário Nogueira. O governo é socialista, tem o apoio da esquerda e o momento é o dos sindicatos pressionarem. Ou seja, quem pensou que a pressão ia aliviar, enganou-se. A dúvida é saber até onde António Costa está disposto a ceder.
 
4. A outra guerra do governo
 
Na sexta-feira, o ministro da Cultura João Soares prometeu demitir hoje o atual presidente do Centro Cultural de Belém. "Se não sair até segunda-feira, seguramente que o demitirei usando os instrumentos legais de que disponho." O nome de que se fala para substituir António Lamas é o de Elísio Summavielle, atual adjunto de João Soares no Ministério da Cultura e ex-secretário de Estado da Cultura do governo de José Sócrates, em 2009, quando Gabriela Canavilhas era ministra daquela pasta. Veremos daqui a umas horas as cenas do próximos capítulos.
 
5. A Europa à beira do colapso?



Existe agora a possibilidade real de o sistema europeu de controlo das fronteiras e imigração colapsar dentro de dez dias, aproximadamente. A 7 de março, os líderes da UE participarão numa cimeira em Bruxelas com o primeiro-ministro turco. O panorama está longe do otimismo e, escreve hoje Wolfgang Münchau no DN, a ideia é convencer Ancara a fazer o que a Grécia não conseguiu fazer: proteger as fronteiras sul e oriental da UE e interromper o fluxo de imigrantes. Há intensas negociações diplomáticas entre a Alemanha e a Turquia, mas o ambiente em Berlim parece que não é dos melhores. Merkel não cede na sua política de "portas abertas" e faz bem. Há valores que se sobrepõem à política e aos interesses partidários.
 
6. Caça ao homem
 
Continua a caça ao grupo de seis assaltantes que baleou um homem durante uma fuga depois de assaltar uma carrinha de valores em Lourel, no concelho de Sintra. O grupo, que seguia num Audi A3, despistou-se na A16 disparando para vários carros. Um dos condutores foi atingido, mas não parou, conseguindo manter o carro em andamento acelerado durante mais um quilómetro, salvando assim a mulher e a filha de sete anos. Este condutor ainda foi assistido pelos serviços de emergência médica, que tentaram manobras de reanimação, mas acabou por morrer.
 
E ainda...
 
Mulheres no poder. A "grande Barcelona" com 2,4 milhões de habitantes (Barcelona, L'Hospitalet, Esplugues de Llobregat, Sant Cugat, Montcada i Reixac, Santa Coloma de Gramenet e Badalona) é dirigida por sete mulheres. O que mudou? "El liderazgo femenino tendrá impronta y ganará todo el mundo", conta a reportagem do El País.
 
O cardeal australiano George Pell, responsável pela Secretaria de Economia do Vaticano, admitiu os "enormes erros" da Igreja na forma como lidou com denúncias de pedofilia na Austrália. A confissão, por videoconferência, a partir de Roma, e citada pela BBC, foi feita à comissão australiana que investiga os casos de pedofilia no país entre as décadas de 1960 e 1980.
 
No Brasil - "em crise", como diz a Folha de São Paulo - há mais saídas no governo de Dilma Rousseff. A próxima, e será durante esta semana, será o ministro da Justiça. Mas haverá mais. Lula também não escapa aos dias de crise: os brasileiros em sondagem dizem que ele foi favorecido por empreiteiros. São más notícias para quem já admitiu ser candidato à presidência em 2018.
 
E hoje, dia de aniversário da TSF, também será notícia...
 
menos de dois meses foram 300 milhões de euros, hoje serão outros 300 milhões. Os acionistas do Banco Santander Totta vão votar um novo aumento de capital.
 
No futebol, há esta noite dois encontros decisivos para as contas da liderança: o Sporting joga com o Guimarães e o Benfica com o União da Madeira. Dois jogos quase à mesma hora (um às 19:45, outro às 20:00).
 
E hoje, Marcelo cumpre a primeira promessa. Vai reencontrar uma senhora da Santa Casa da Misericórdia do Barreiro, a quem jurou uma visita caso fosse eleito Presidente da República.
 
Agora tome nota: este dia 29 de fevereiro só regressa daqui a quatro anos. E a "culpa" é de Júlio César, o imperador Romano.

do interregno...

como já há algum tempo tinha avisado esta interrupção prolongada está a chegar ao fim...

vou tentar retomar o ritmo normal e regular de edição, apesar de ainda estar constrangido em tempo e material de apoio, principalmente de cariz informático...

veremos como me vou sair da tarefa e, claro, vou começar com algumas actualizações importantes, pelo menos do meu ponto de vista... e muita água correu por de baixo desta ponte.

boas leituras.

continuando o dia... [mais do que] perplexo...!

Ministério Público abre inquérito à eutanásia no SNS

Ministério Público abre inquérito à eutanásia no SNS - fonte: Económico

a começar o dia... dedicando-o aos professores de educação física...!

Monday, February 29, 2016
Calvin and Hobbes by Bill Watterson for February 29, 2016

quinta-feira, 25 de fevereiro de 2016

divulgando... já agora fiquem com este convite...!




CONVITE (aos Cartunistas que ainda não enviaram os seus trabalhos)


Caro Amigo,

Vimos renovar o convite para participar no 18ºPortoCartoon-World Festival, subordinado ao tema “O Entendimento Mundial”.

Organizações internacionais (ICSU, ISSC e CIPSH), com o patrocínio da UNESCO, proclamaram 2016 como Ano Internacional do Entendimento Mundial. É um bom propósito e pretexto para a reflexão humorística sobre tantos desentendimentos que as notícias espalham. Do mundo para o mundo.

Wolinski dizia que "o humor precisa da desgraça, do desastre, do desespero, da crise de nervos, para desabrochar" (Catálogo PortoCartoon 2009).

O desafio é este: promover o entendimento mundial, com o desentendimento do humor!

Para os Prémios Especiais de Caricatura 2015, estão designadas duas figuras de fama mundial: 

1 - Charlie Chaplin (1989-1971) - Há cem anos Charles Chaplin vivia o seu ano de ouro. Figura imortal da história do cinema, continua a encantar miúdos e graúdos em todo o mundo.

2 - e Sara Sampaio (1991-    ) - Modelo internacional, tem sido capa das revistas de moda mais famosas do mundo.

A escolha desta figuras para alvo do engenho dos artistas do humor surge na sequência de outras designações feitas desde 2013: Manoel de Oliveira e José Saramago (em 2013); Nelson Mandela e Siza Vieira (em 2014); e Cristiano Ronaldo e Ernest Hemingway (2015). 

Um abraço forte

Luís Humberto Marcos
Diretor

Contactos:
PortoCartoon-World Festival
Museu Nacional da Imprensa
Estrada Nacional  108, nº 206
4300- 316 Porto
Portugal
Tel: +351 22 530 49 66