quinta-feira, 4 de fevereiro de 2016

daquilo que é recorrente na nossa economia... o exemplo...!

O problema do exemplo

Pedro Rolo Duarte
Tenho lido e ouvido o depoimento de muitos profissionais da hotelaria que declaram, sem qualquer espécie de vergonha na cara, que os preços não vão baixar na restauração mesmo que o IVA volte aos 13% de há uns anos. Ou seja: os mesmos que, quando o IVA subiu para os actuais 23%, fizeram recair sobre o consumidor esse aumento, desculpando-se com a medida governamental, refugiam-se agora nas mais esfarrapadas argumentações para não repor o que lhes teria sido subtraído. Mantém-se actual o clássico quem se lixa é o mexilhão, que somos todos nós, consumidores - e lembro-me imediatamente de quando o escudo deu lugar ao euro e, do café à sanduíche, o que antes custava 100 escudos foi facilmente arredondado para 1 euro Ou seja, o dobro. Parece que há sempre alguém mais esperto do que nós. | Continuar a ler...

 

 

As escolhas de Pedro Rolo Duarte

 

Yann Arthus-Bertrand é um nome mais conhecido do mundo da fotografia do que do cinema ou do documentarismo. Nos últimos anos, no entanto, dedicou-se ao documentarismo, e realizou uma extraordinária série: Human. Reúne entrevistas editadas com mais de duas mil pessoas de 60 países. Depoimentos pessoais de memória, de vida, de ensinamento, que vale mesmo a pena ver. 

No momento em que se assinalam 100 anos sobre o nascimento de Vergilio Ferreira, um dos mais relevantes escritores do século XX português, encontro na rede (apenas em som) uma entrevista quase desconhecida do escritor. Data de 1990. Está no site de Maria Augusta Silva e Pedro Foyos, Casa das Letras, e revela um pouco do homem para lá do escritor. É ouvir.

Há revistas para todos os gostos, para todos os nichos. Como apreciador de café, apaixonei-me por esta: Standart. Já se vende em Portugal, numa edição em inglês, ainda que seja originalmente checa, produzida em Praga. Trata o café como se de planta rara se tratasse, sai apenas quatro vezes por ano, e tanto explora a produção, como aqueles que torram, comercializam, e vendem café por esse mundo fora.


via sapo...

Sem comentários:

Enviar um comentário