Resultados da Sondagem | Concorda com o fim da monodocência no 1º ciclo?by Alexandre Henriques |
Conheçam os resultados e análise de Paulo Guinote.
Mono, Bi, Polidocência… tudo depende
Não
tenho uma ideia clara e definitiva sobre a questão da monodocência no
1º ciclo, assim como questão isolada e sem a integrar numa lógica mais
ampla de organização dos ciclos de escolaridade e da extensão (ou não)
do ensino pré-escolar.
Tal
como as coisas estão, acho que a monodocência deve continuar a ser a
regra básica, com um professor titular de turma a assegurar o essencial
do trabalho com as turmas e, em especial a partir do 3º ano, a poderem
existir professores que venham trabalhar áreas como a Educação Física, o
Inglês ou as TIC, podendo dar mesmo a sua classificação com maior ou
menor peso na nota final.
Isso
até permitiria flexibilizar a redução do horário lectivo dos
professores do 1º ciclo de forma regular, sempre que acompanhassem a
turma do 1º ao 4º ano, algo que agora não acontece. E acho que, numa
lógica de articulação vertical do currículo, faz todo o sentido que se
comecem a partilhar experiências e olhares entre os vários ciclos do
Ensino Básico.
Mas,
confesso, preferiria que esta discussão fosse feita a par de uma outra
mais vasta acerca da própria organização do Ensino Básico que, numa
lógica de escolaridade de 12 anos, não tem grande sentido estar dividido
em três ciclos, preferindo em que se reduzissem para dois, cada um
deles com 4 ou 5 anos. Num 1º ciclo com 5 anos, a monodocência deveria
existir até ao 3º ano e depois existir já um início de polidocência,
ficando o 2º ciclo com uma estrutura mais alargada e próxima do actual
3º ciclo. Na outra hipótese (4+5), a introdução da polidocência ou uma
forma de monodocência coadjuvada poderia iniciar-se no 3º ano. Mas tudo
isto depende, lá está, de um outro debate igualmente mais amplo sobre o
conteúdo do currículo do 1º ciclo e do que queiramos entender como
matérias curriculares obrigatórias e actividades extra-curriculares
opcionais.
A
monodocência, num aspecto mais restrito ou alargado, tem a vantagem de
manter um referencial central para os alunos mais novos e acho que esse é
um valor que não deve ser abandonado. No entanto, acho que só se terá a
ganhar com a abertura do 1º ciclo à presença de outros professores e de
outras experiências, outras metodologias, quando os alunos chegam aos
8-9 anos.
Fim da monodocência? Não.
A sua reformulação e enriquecimento numa perspectiva mais alargada de reforma da organização do Ensino Básico? Sim.
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