sábado, 20 de fevereiro de 2016

actividades interessantes... património da igreja...!


   Secretariado Nacional para os Bens Culturais da Igreja
capa 11 lw
Revista Invenire Nº 11 | Apresentação
Igreja dos Paulistas, 27 Fevereiro 2016, 21h30

Apresentação do Nº 11 da Revista Invenire por Anísio Franco, historiador de arte e conservador do Museu Nacional de Arte Antiga.
Publicação semestral do Secretariado Nacional para os Bens Culturais da Igreja, dedicada a informar sobre o património cultural, documental e artístico da Igreja Católica em Portugal, promove a articulação entre temas da actualidade, numa vertente informativa, e estudos de natureza científica, baseados em investigações originais.


cartazteresasalgueiro
Cânticos da Tarde e da Manhã, por Teresa Salgueiro | Concerto
Igreja dos Paulistas, 27 Fevereiro 2016, 21h30

"Cânticos da Tarde e da Manhã", por Teresa Salgueiro, acompanhada por Marlon Valente e Óscar Torres, com a participação especial do Coro Sacra Música, no âmbito da sessão de lançamento da Revista Invenire Nº 11.
Oratória que tem por base o registo discográfico de 17 hinos de Vésperas e Laudes, apresenta cânticos intercalados com leituras da Bíblia, culminando no Prólogo do Evangelho segundo S. João.

clavis capa lw
Clavis Bibliothecarum: Catálogos e Inventários de Livrarias de Instituições Religiosas em Portugal até 1834 | Apresentação

Resultado de um vasto trabalho de investigação, desenvolvido por Luana Giurgevich e Henrique Leitão, constitui o mais completo levantamento de catálogos e inventários de bibliotecas de instituições religiosas. Abrangendo um amplo arco cronológico, entre os séculos X e XIX, recolhe e descreve meticulosamente cerca de um milhar de listas de livros e várias centenas de documentos inéditos. Instrumento de trabalho útil e eficaz, pretende abrir novos horizontes de investigação, até agora desconhecidos e inexplorados.
Biblioteca Nacional de Portugal, Lisboa, 3 Março 2016, 18h00Por Noel Golvers e D. Manuel Clemente
Biblioteca do Seminário Maior do Porto, 22 Março 2016, 17h00Por Saúl António Gomes e D. Pio Alves

 inventario2016 cartaz
Inventário de Bens Culturais da Igreja: Análise, Identificação, Classificação | 3ª sessão - Escultura
Domus Carmeli, Fátima, 7 Março 2016, 10h30

Sessão dedicada ao tema "Escultura", os respectivos módulos, sobre Imaginária e Tumulária, serão leccionados por Sandra Costa Saldanha e Carla Varela Fernandes.

Iniciativa realizada no âmbito do Projecto Thesurus, destina-se aos técnicos que, nas dioceses, têm por tarefa a elaboração do inventário das respectivas igrejas, mas também a todos aqueles que pretendam obter formação especializada neste domínio.

 consprev2016 cartazlw
Património Artístico da Igreja: Critérios e Práticas de Conservação Preventiva | 1ª sessão - BragançaCentro de Conservação e Restauro, Sendim, 10 Março 2016, 10h00

Acção de formação vocacionada para todos quantos se encontram em contacto permanente com o património artístico das igrejas, coordenando ou assegurando a sua manutenção, destina-se também a responsáveis, técnicos e colaboradores com funções nas diversas áreas dos Bens Culturais da Igreja, bem como a todos aqueles que pretendam obter formação especializada neste domínio.

Incidindo em algumas das matérias mais carenciadas do património eclesiástico, pretende fornecer instruções básicas de diagnóstico e manutenção, mas também recomendações de fácil concretização e princípios básicos de conservação, passíveis de serem implementados nas rotinas quotidianas das igrejas.


Sem comentários:

Enviar um comentário