quarta-feira, 3 de fevereiro de 2016

a actualidade do dia-a-dia, numa visão pessoal do jornalista [1]...!

Bom dia. Apesar de mais impostos no horizonte
Lisboa e Bruxelas continuam a negociar, o Zika está mais perigoso e, em Espanha, o socialista Pedro Sánchez vai tentar formar governo. Por Mónica Bello
Quarta-feira, 03 de FEVEREIRO | 09:03
DN

1.500 milhões separam Lisboa de Bruxelas
Ontem, o governo reuniu-se com os parceiros da esquerda, Bloco e PCP, e apresentou três medidas para ir ao encontro das exigências de Bruxelas: carregar nos impostos sobre a banca, os combustíveis e os automóveis. António Costa terá cedido à exigência da Comissão Europeia em acelerar a redução dos défices nominal e estrutural inicialmente previstos - respetivamente para 2,4, em vez dos 2,6, e 0,4, em vez dos 0,2. O executivo acenou com um aumento da receita na ordem dos 500 milhões de euros, mas Bruxelas quer mais. Mais 500 milhões. Na sexta-feira, o governo vai entregar no Parlamento uma proposta do Orçamento do Estado, mas ainda sem os acertos que poderão resultar das negociações com a Comissão Europeia, que vão decorrer ainda ao longo dos próximos dois dias. A questão, escreve André Macedo no editorial de hoje, não é apenas se as contas passam, mas se o país que Costa está a mudar de supetão fica melhor ou se o governo está refém de atitudes "imobilistas e liquidacionistas" impostas por partidos predadores. O que também nos leva ao assunto seguinte.

2. Socialistas tentam formar governo em Espanha
Felipe VI convidou ontem Pedro Sánchez para formar governo e o líder dos socialistas espanhóis pediu um prazo de três semanas a um mês para negociar um acordo que permita sobreviver ao debate de investidura. Sánchez começa hoje a falar com os restantes partidos, "à esquerda e à direita", incluindo o PP de Mariano Rajoy. O chefe do governo ainda em funções voltou a dizer ao rei que não consegue garantir um governo estável, acusando o PSOE de se negar ao diálogo. Para o El Mundo, a nomeação de Sánchez é o início de "uma negociação desesperada". O El País salienta o desempenho "impecável" do rei.

3. Zika chega aos EUA
A suspeita já existia. Os Estados Unidos confirmaram o primeiro caso no país de contágio do vírus zika por via sexual. As autoridades temem que o vírus possa alastrar e refortçam os apelos à prevenção e ao combate. O zika já faz vítimas em 25 países das Américas. A farmacêutica francesa Sanofi anunciou, entretanto, um plano acelerado de investigação para combater o vírus e desenvolver uma vacina. Por cá, a bactéria que matou em Gaia e que resiste aos antibióticos faz agora vítimas no hospital de Coimbra, onde foram identificados 24 doentes.

4. Sucessão no PSD
Passos coelho apresenta amanhã a recandidatura à liderança do partido. Não se prevê uma oposição de relevo, mas não faltam nomes para se candidatarem à sucessão, que arranca em abril para um mandato de dois anos - há pelo menos sete. Na linha dos que se afastaram durante o "passismo", Pedro Duarte, ex-líder da Juventude Social-Democrata ganha força para a sucessão ao atual líder.

5. O melhor edifício do ano pode ser português
sete projetos de arquitetos portugueses nomeados para O Melhor Edifício do Ano, concurso realizado pelo site ArchDaily. Um bar na ilha do Pico, a sede de uma empresa na Rússia, uma cozinha comunitária na Costa da Caparica, uma casa remodelada em Guimarães, um centro equestre em Matosinhos, um mercado municipal em Abrantes e um parque no Koweit. Pode começar hoje a votar no seu projeto preferido aqui. Já agora, fique também a conhecer a história do Hotel Netto, em Sintra, que a câmara vai levar a hasta pública por um milhão de euros.

Também é notícia:
Na economia: depois de ter levado muitas livrarias à falência com as suas vendas online, a Amazon está a planear abrir uma cadeia de... livrarias em centros comerciais. A notícia, avançada pelo The Wall Street Journal, é no mínimo surpreendente, como faz questão de frisar a Forbes.
Já do outro lado da medalha, a Yahoo anunciou o seu plano para tentar voltar a ser relevante no atual mundo digital. Como conta o Washington Post, a empresa que já foi líder das pesquisas online vai despedir 1600 pessoas e talvez não consiga evitar vender-se a quem lhe der "o melhor preço"...
Ainda no mundo da Internet, as sempre arrasadoras redes sociais estão a, como dizer?, arrasar o novo logotipo da Uber. Compreensivelmente, dizemos nós.
A cruzar os mundos da economia e da ciência, esta madrugada o Financial Times noticiou que o Luxemburgo vai anunciar, hoje, um plano oficial para promover a mineração de asteroides. Parece ficção científica (e para já ainda é, de facto) mas os potenciais económicos de aproveitar os minérios dos chamados "objetos próximos da Terra" são enormes.
E na ciência, investigadores californianos têm dados que permitem concluir algo que muitos de nós já desconfiávamos - há pessoas que simplesmente não funcionam de manhã. Não, não é preguiça nem "falta de hábito", como todos os noctívagos já ouviram (demasiadas vezes) dos seus familiares ou colegas. São mesmo os genes, como noticia o The Guardian.
Fique sabendo que... Beezow Doo-doo Zoppitybop-bop-bop foi preso. Não é engano. Expliquemos - um norte-americano, preso por agressões a um agente policial no Oregon, tem o original nome de Beezow Doo-doo Zoppitybop-bop-bop. Mesmo. Noticia o jornal local The Columbian que Zoppitybop-bop-bop registou legalmente este nome em 2011 - era então Jeffrey Drew Wilschke (!) - e, como tal, a ação judicial - a que o The Columbian teve acesso - está no atual nome do suspeito. O caso que o leva a tribunal, convenhamos, é o menos importante.
E hoje acontece:
O ministro das Finanças, Mário Centeno, apresenta (a partir das 8:30) aos partidos com assento parlamentar as linhas gerais do Orçamento de 2016. Primeiro recebe o PAN, depois Os Verdes. Segue-se BE, PSD e CDS, terminando com o PCP.
Toma posse a comissão parlamentar de inquérito ao processo que levou à venda do Banif, que será presidida pelo PCP.
O primeiro-ministro, António Costa, vai a Évora para assinar um contrato de investimento com a empresa francesa de aeronáutica Mecachrome.
Hoje à tarde ficamos ainda a conhecer o alinhamento completo do palco EDP Rock Street do Rock in Rio.


via dn...

Sem comentários:

Enviar um comentário