Boletim Informativo n.º 3 — 11/01/2016
Informações Gerais
Parecer e Relatório Técnico: Avaliação das Aprendizagens dos Alunos no Ensino Básico
No decorrer da 123.ª Sessão Plenária do CNE, foi aprovado o Parecer
sobre Avaliação das Aprendizagens e Realização de Provas Finais no
Ensino Básico, a partir do qual foi elaborado um Relatório Técnico
centrado na Avaliação das Aprendizagens dos Alunos no Ensino Básico. Os
documentos encontram-se disponíveis para consulta na página eletrónica
do Conselho Nacional de Educação.
1.ª Conferência IAVE: Avaliar para aprender - Contributos para uma cultura de avaliação
Nas sociedades modernas, a avaliação desempenha um papel
fundamental na procura do conhecimento e da melhoria dos sistemas
sociais e económicos, em domínios tão diversos como os transportes, o
comércio, a indústria ou a saúde. A avaliação é principalmente uma
«ferramenta» que fornece informação, suportada em evidência devidamente
validada, a todos os atores, sendo especialmente relevante para aqueles
que têm responsabilidade na tomada de decisão.
Na educação, a avaliação assume contornos particulares, uma vez que
está em jogo a formação e a qualificação das gerações futuras, que são
dimensões-chave no desenvolvimento sustentado e na criação de riqueza
dos países. Neste sentido, a avaliação externa e independente, orientada
por princípios de equidade e de justiça, é particularmente relevante
uma vez que assegura o conhecimento do sistema e introduz mecanismos de
regulação que podem promover a qualidade das aprendizagens.
Enquanto indivíduos, enquanto alunos e professores, é igualmente
importante olhar para a avaliação de forma isenta e desapaixonada, como
algo que nos acompanha ao longo da vida e que deve ser vista tanto com
seriedade como com naturalidade.
Com a realização desta conferência o Instituto de Avaliação
Educativa (IAVE) pretende promover um debate alargado e informado sobre a
avaliação educativa e afirmar a necessidade do estabelecimento de uma
verdadeira cultura de avaliação, desafiando especialistas a darem o seu
contributo.
A conferência terá lugar no dia 29 de janeiro de 2016, no Auditório
do Centro Científico e Cultural de Macau, em Lisboa. A participação é
gratuita, mas a inscrição é obrigatória.
A alimentação coletiva tem um papel importante na saúde das
populações, particularmente a escolar. Esta formação visa o conhecimento
de uma ferramenta de trabalho que almeja ser abrangente na interligação
entre a teoria e a prática de uma alimentação saudável em contexto
escolar.
Os objetivos desta formação são: compreender a metodologia para a
determinação das capitações de géneros alimentícios; referenciar as
particularidades da lista de capitações de géneros alimentícios; aplicar
as capitações de géneros alimentícios em contexto escolar.
Destinado a todos os profissionais interessados na área, a
formação, organizada pela Associação Portuguesa dos Nutricionistas,
realiza-se no Porto, no próximo dia 15 de janeiro.
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